
Me irrita muito essa imagem deturpada que fazem do meu cerrado. Longe de ser a cidade perfeita, Brasília não chega nem perto do que imaginam ou pintam por aí como verdade. Desigualdade social, grilagem de terras, “coronéis” e otras cositas más, infelizmente, fazem parte do cenário, mas estão presentes em todo lugar onde exista o ser humano.
É um absurdo falarem tão mal daqui, assim como não se pode dizer que o Rio de Janeiro seja um reduto de marginais, violência e drogas. O Rio representa um país pós-colonizado cheio de mazelas, preconceitos e desigualdade social. A Cidade Maravilhosa é o resultado de mais de 500 anos de degradação social (entre outras) e mesmo assim ainda é linda e cheia de inúmeras qualidades.
Brasília não é constituída por marajás, nem tão pouco somos todos filhos e parentes de políticos. Dos quase 2,5 milhões de habitantes, que vivem no Distrito Federal, poucos estão no seleto grupo dos afortunados. Um retrato fiel do nosso país e com as mesmas feridas que se encontram em São Paulo, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Florianópolis e tantas outras capitais e cidades do nosso país. Nossa capital não é uma ilha isolada do mundo, alheia a tudo o que acontece. Ela sofre dos mesmos problemas e desfruta de muitas das qualidades também.
Boa Elias. Concordo plenamente com você.
ResponderExcluir