Aviso!

Proibida a reprodução ou uso dos textos do autor do blog sem a sua prévia autorização.

sábado, 22 de agosto de 2009

Dia do Folclore

O nome vem do inglês Folk-lore (folk: povo, nação, família e lore: instrução, conhecimento, saber). O que traduzido seria algo como sabedoria popular. O rico folclore brasileiro, em algum momento de nossa vida, nos causou surpresa e encanto quando contado por nossos professores ou pelos mais velhos. Lendas e conhecimentos que ultrapassaram os séculos e são contados de geração para geração.

Já que o assunto é folclore, me rendo à sensualidade e o charme da cantora Céu (que traz a sua própria lenda cheia de sapos e príncipes). A jovem é reconhecida e admirada internacionalmente por seu trabalho, mas ainda busca seu público por aqui. O vídeo é um trecho do programa do Canal Brasil, zoombido, apresentado pelo compositor e cantor Paulinho Moska.

Céu - Lenda


Quem nunca ouviu uma lenda que falava de um ser místico e levado que vive pelas matas pregando peças nas pessoas? Pulando com uma perna só, de gorro vermelho e fumando seu cachimbo ele chega aos nossos vídeos de hoje. Em 1982 a rede Globo apresentou um especial com vários nomes da nossa música para comemorar o centenário de Monteiro Lobato. Jorge Ben Jor ficou encarregado de representar o Saci Pererê, popularizado nos contos do escritor.

Jorge Ben Jor - Saci Pererê


A bela sereia na beira do rio penteando seus cabelos, Iara - a mãe d'água, encantou muitos em várias partes do mundo. No Brasil ganhou este nome, mas para algumas religiões de origem africana a dona dos rios e das cachoeiras atende por outro nome.

Zeca Baleiro - Mamãe Oxum


Sereias que nadam em nossos rios e saem dos nossos mares para sambar na beira da praia. Na voz da saudosa Clara Nunes, que encanta cercada por seus orixás.

Clara Nunes - Conto da Areia


Salve o Saci, o Curupira, a Iara, a Mula sem cabeça e todo o folclore brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário