Aviso!

Proibida a reprodução ou uso dos textos do autor do blog sem a sua prévia autorização.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Toca Raul!

Baiano, maluco beleza, metamorfose ambulante da nossa música... como definir Raul Seixas? Um dos mais importantes nomes para a música, em especial o rock brasileiro. Rauzito morreu aos 44 anos, de um ataque cardíaco, há exatos 20 anos. Nosso primeiro vídeo é um dos maiores sucessos do homenageado, composição dele com seu grande parceiro, Paulo Coelho.

Raul Seixas - Gita


Com sua primeira banda, Raulzito e os Panteras, tocou para Jerry Adriani, um dos mais populares artistas da Jovem Guarda. Compôs várias músicas para Jerry e outros artistas da época, como o amigo Sérgio Sampaio.

Lobão - Maluco Beleza


Mas o "roqueiro" não tinha suas influências vindas apenas do rock. Ele sabia como ninguém misturar o estilo a outros (bem brasileiros) como o baião, consagrado por Luiz Gonzaga. (O vídeo abaixo traz trechos de um depoimento de Raul Seixas e o áudio da canção Let me sing, Let me sing)

Raul Seixas - Let me sing, Let me sing


Suas músicas, muitas vezes engraçadas, são fruto de uma época de regime militar e de forte censura aos compositores. Nem sempre era possível se dizer tudo o que queria, mas o que podia.

Raul Seixas - Eu também vou reclamar


Uma fase em que era difícil reclamar com o dicionário da censura dizendo quais palavras poderiam ser usadas. Bem, isso para a maioria, porque para ele sempre havia uma forma inteligente de burlar todo esse "processo". Para explicar um pouco passo a palavra para o maluco beleza.

Raul Seixas falando sobre a censura


"Tomada com tomada não dá nada", já dizia o filósofo Raul.

Vanguart - Mosca na Sopa/Rock das Aranhas


Titãs - Aluga-se


Mesmo para suas músicas debochadas, ou aquelas que criticavam o sistema, existiam músicas para falar do amor. Sim, rauzito era um cara romântico, um típico canceriano. Mesmo para falar de um cara que quer viver com a amada, mas que entende que o "amor só dura em liberdade".

Anna Luisa - A maçã


Talvez essas várias facetas de Raul sejam fruto de sua inconstância. Sua eterna transformação.

Zélia Duncan - Metamorfose Ambulante


Um roqueiro que compôs para todos os públicos, inclusive o infantil. O vídeo abaixo é um trecho do especial, dos anos 80, da Rede Globo, Plunct, Plact, Zum!. Boa viagem meninos, boa viagem!

Raul Seixas - O carimbador maluco


Ou até mesmo quando, querendo dizer outra coisa, falou aos fãs sobre os conselhos de sua vó.

Móveis Coloniais de Acaju - Como vovó já dizia


O cantor também trouxe mensagens positivas em suas composições. Abaixo uma série de propagandas que emocionou todo o Brasil. A trilha sonora é uma de suas canções mais conhecidas, Tente outra vez.

Eu sou brasileiro e não desisto nunca (Herbert Vianna)


Eu sou brasileiro e não desisto nunca (Ronaldo)


Raul, mesmo 20 anos após sua morte, ainda é atual. Suas críticas e protestos contra governos, ou mesmo contra a sociedade ainda podem ser ouvidos como antes. Nascido há dez mil anos ele ainda permanecerá vivo por muito tempo pela sua música e pelo seu talento.

Matéria do Fantástico sobre nova música do Raul


Raul Seixas (part. Roberto Frejat) - Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário