Aviso!

Proibida a reprodução ou uso dos textos do autor do blog sem a sua prévia autorização.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Aonde caem as estrelas cadentes?

Quatro, cinco ou mais adolescentes deitados na calçada olhando o céu. Aflitos, esperávamos a chance de que nossos desejos pudessem ser realizados. Quando de repente uma estrela cadente se joga, atravessa o breu noturno como se fizesse isso apenas para ouvir nossos pedidos.

Maíra, Dida e Iara faziam desses momentos uma festa. Apontavam, gritavam e alarmavam que a estrela cadente passava, quando via estavam em meio a pedidos e risos para que tudo desse certo. Eu ria e me divertia muito, gostava de ficar ali parado, deitado e despreocupado. Também fazia meus pedidos, mas sem tanto alarde.

Não me lembro das coisas que pedi há pouco mais de 10 anos, mas sei que foram pedidos que não aliviariam as angústias e as preocupações de hoje. Talvez nem tenham sido realizados, mas sei que foram feitos em momentos felizes, noites normalmente felizes.

Nossas noite eram tão inocentes, quando apenas estávamos ali deitados. Noites que eram tão indecentes, quando eu falava as besteiras ou as "danças sensuais" (sim, sempre fui ridículo em público). E noites tão sagradas, quando fazíamos daquilo um ritual diário, ou quase isso. Um católico, duas protestantes, uma espírita e nenhum atrito ou diferença nisso.

Conversando por e-mails com a Dida, dias atrás, relembramos um pouco dessa nossa boa fase. Ela se identificou com um post e logo vieram nossas noites no chão da rua. A amiga de longa data me disse: "Que saudade que me deu e logo me veio uma frase na cabeça que descreve bem a saudade daqueles tempos: 'Eu nunca mais vi estrelas cadentes'".

Estrelas cadentes, por onde será que elas estão a cair? Qualquer noite dessas irei para rua, deitar com aquele sossego de antes e esperar para fazer meus pedidos. Esperar que tudo volte a ser como antes. Nós, a rua, o céu e as estrelas caindo diante dos nossos olhos naquela festa de sempre.

Gilberto Gil - Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário