Aviso!

Proibida a reprodução ou uso dos textos do autor do blog sem a sua prévia autorização.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Rio de (Janeiro) Abril

Desde o começo de 2010 o mundo vive uma série de catástrofes. O Rio de Janeiro passa, pela segunda vez, por essa onda de incidentes e tragédias. Depois de cerca de 15 horas de chuva, a cidade maravilhosa amanheceu em meio a deslizamentos e um completo caos urbano. As águas de abril continuam fechando o verão e tomando conta das ruas. Sim, as ruas são rios (não de janeiro), mas de devastação.

Não me digam que isso foi uma fatalidade, ou que não se pode prever essas catástrofes. O Rio é fruto de uma série de erros sociais e até mesmo de planejamento. As favelas começaram como uma maneira de "limpeza social" e milhares de famílias foram jogadas pra cima dos morros cariocas. Sem saneamento básico, ou qualquer outro tipo de direito. Apenas o de sobreviver como der e puder, enquanto os deslizamentos vão acontecendo, enquanto a violência toma conta da cidade.

O mundo vem dando seus sinais. Infelizmente o Rio sofrerá as consequencias disso por um bom tempo. Montanhas de um lado, mar do outro e no meio um extenso aterro que, dizem os mais velhos, o mar irá tomar de volta. Uma combinação que por si só já anuncia situações difíceis e em tempos de inconstâncias climáticas significa um permanente estado de alerta.

Salvem o Rio de Janeiro porque o Redentor sozinho não dá conta de tudo isso.

Nação Zumbi - Da lama ao caos*



Nenhum comentário:

Postar um comentário